Trabalhe conosco

Informações sobre Salvador, Bahia

Salvador, capital da Bahia, é uma cidade do Nordeste com muitos contrastes, uma cidade do antigo e do novo, uma mistura do passado e do presente, que mistura o charme do velho mundo com aspectos da modernidade. Tanto o respeito pelas tradições passadas quanto a ânsia pelo futuro podem ser encontradas na cultura baiana.

Fundada pelos portugueses em 1549, Salvador serviu como a primeira capital brasileira até 1763. Vários aspectos da cultura portuguesa ainda podem ser vistos em Salvador. Belas igrejas barrocas e mansões coloniais intocadas, contendo azulejos azuis e brancos portugueses originais, permanecem como lembretes de um passado rico.

Os portugueses, no entanto, introduziram mais do que arquitetura, linguagem e costumes. Eles também trouxeram escravos africanos. Salvador tornou-se um importante centro do infame tráfico de escravos, e a rica cultura africana foi acrescentada à portuguesa e aos remanescentes das culturas indígenas. 

O candomblé e a capoeira são duas grandes contribuições africanas para a cultura baiana. A capoeira, uma dança desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de luta pelos pés introduzidas pelos escravos de Angola, é praticada em toda parte. Os sons do tambor, do pandeiro e do berimbau tornam-se mais fortes à medida que a dança/combates se movem cada vez mais rápido até se tornarem uma imagem giratória. A capoeira é agora uma forma popular de esporte na Bahia. 

Grande parte da vida em Salvador gira em torno das religiões afro-brasileiras conhecidas como candomblé. O candomblé incorpora elementos do catolicismo e do animismo indígena e, ao mesmo tempo, mantém tradições e rituais africanos profundamente enraizados.

Salvador é uma cidade cheia de ritmos. Os festivais são abundantes ao longo do ano e refletem o amor dos baianos por cantar, dançar e rir. Os festivais de dezembro-janeiro da Imaculada Conceição e a festa de Nosso Senhor do Bonfim são celebrados com flores, festa e pompa. Em fevereiro, chega o Carnaval e, durante cinco dias, a cidade é engolida pela folia frenética do povo. Durante o mês de junho, as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, mais tranquilas, celebram a colheita.

Salvador, no entanto, tem um gostinho de festa durante todo o ano. Baianos vestidos com trajes tradicionais adicionam cor distinta à vida da cidade. Salvador é uma cidade única no Brasil e no mundo. A mistura de culturas portuguesas, africanas e indígenas produziu uma cultura ricamente exótica.

Experimente a cidade, aproveite as pessoas e você entenderá por que os baianos se orgulham de sua cultura, tanto do passado quanto do presente.

Para saber mais sobre Salvador, clique nos links abaixo:

Explore Salvador
Discover Salvador
Salvador is the only city in Brazil in The New York Times Travel list of destinations

Créditos das imagens: João Victor JV, Soel84, Tiago Celestino.

Mensagem Enviada com Sucesso