A Pan American School of Bahia é a única escola do Norte-Nordeste do Brasil a ofertar 3 diplomas para os nossos egressos do ensino médio. A PASB oferece um rigoroso currículo ministrado na língua inglesa, consistente com escolas internacionais e americanas do mais alto padrão mundial. Todos os alunos que completam os créditos necessários no 12º ano (3º ano do ensino médio) recebem o diploma americano. Este diploma é reconhecido por universidades nos Estados Unidos. Os alunos também podem optar por buscar o Diploma do Bacharelado Internacional, um programa altamente desafiador que engloba os dois últimos anos do ensino médio e que é reconhecido pelas universidades mais prestigiadas de todo o mundo. Alunos com alto grau de fluência na língua portuguesa também cursarão as disciplinas do Programa Brasileiro e, ao final do ensino médio, obterão o Certificado de Conclusão de Ensino Médio, reconhecido pelas universidades brasileiras.
As admissões ocorrem em qualquer época do ano. Nosso ano letivo tem início em julho e término em junho. O primeiro semestre começa no início de agosto e termina em meados de dezembro. O segundo e último semestre começa no final de janeiro e vai até meados de junho.
Cada família tem um sentimento específico sobre o melhor momento para se candidatar. Recomendamos que você entre em contato com a equipe de admissões para entender melhor seu contexto em particular e esclarecer suas dúvidas.
Estabeleça contato com o Departamento de Admissões assim que avaliar a possibilidade de se mudar para Salvador ou de matricular seu filho na PASB no futuro. Não há necessidade de ter uma decisão formada para fazer uma consulta inicial. É sempre melhor começar o Processo de Admissão o mais cedo possível.
A data limite da PASB é 31 de agosto. Não podemos abrir exceções, pois cada escola no Brasil está vinculada à legislação que determina que uma data limite deve ser determinada e seguida. Os alunos devem ter dois anos de idade para o Pre K-2, três anos de idade para Pre K-3, quatro anos de idade para Pre K-4 e cinco anos de idade para o Kindergarten.
Um estudante vindo de uma escola brasileira, por exemplo, completará o ano/série em dezembro. Caso esse aluno solicite a admissão no segundo semestre da PASB em janeiro, ele entrará no segundo semestre na PASB do ano acadêmico recém-concluído na escola anterior. Normalmente, um aluno não é adiantado para o segundo semestre de um determinado ano sem ter concluído o primeiro semestre daquele ano.
A cada ano a escola recebe muitos pedidos de novas admissões e, para algumas séries, não há vagas suficientes para atender a todos os novos alunos. Nestes casos, há lista de espera.
Sim. A PASB tem um programa extenso de atividades extracurriculares e de esportes aos quais os alunos podem aderir após o horário regular de aulas. Para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, as atividades são inclusivas e têm o objetivo de proporcionar um primeiro contato dos alunos com o esporte ou a atividade extracurricular.
Já os alunos a partir do 6º ano podem participar das seletivas para os times dos diversos esportes. A PASB participa de vários torneios e competições locais e de abrangência nacional e com outras escolas internacionais.
As aulas da Educação Infantil e do Fundamental I iniciam às 7h45 e terminam às 14h30. As aulas do Fundamental II e do Ensino Médio iniciam às 7h45 e terminam às 15h15. As atividades extracurriculares e de esportes iniciam após este horário.
Como recebemos vários novos alunos todos os anos, a administração, professores, pais e alunos da PASB dedicam muito tempo planejando e pensando em maneiras como podemos ajudar os alunos e suas famílias a se integrarem à nossa comunidade.
No início do ano acadêmico, cada divisão tem sessões de orientação por série, que ajudam os novos alunos a conhecer seus professores e os prédios da escola. Mas, sem dúvida, nossa maior “equipe de transição” é o nosso corpo discente, que naturalmente recebe os novos alunos e os faz sentir bem-vindos. Nosso objetivo é que, no primeiro semestre, os recém-chegados já se sintam como alunos veteranos da PASB.
Todos os alunos que se inscreverem para séries a partir do 1º ano do Ensino Fundamental I devem realizar uma avaliação de seu nível de inglês. Isso permite que a escola determine se a criança tem uma chance razoável de ser bem-sucedida em um programa ensinado em inglês.