Acadêmico

Aprendizado através do serviço comunitário

Nosso Programa de Service-Learning – ‘Aprendizado Através do Serviço Comunitário’ também segue os padrões do International Baccalaureate. Ele incentiva os alunos a aplicar seu aprendizado em projetos que atendam às necessidades de uma determinada comunidade. Os alunos investigam um assunto que muitas vezes suscita dúvidas e curiosidade e geralmente revela uma necessidade autêntica. Em seguida, escolhem uma causa, formam grupos, mobilizam todas as partes interessadas e refletem durante todo o processo, aprimorando os projetos em cada etapa.

O sucesso do nosso Programa de Service-Learning se baseia nos seguintes componentes principais:

1. Serviço significativo: os projetos atendem a uma necessidade real da comunidade. É muito mais do que apenas caridade e serviço comunitário. Começa com a preparação, investigação e aprendizado sobre um problema ou contexto específico e leva a mais aprendizado.

2. Conexões curriculares: o currículo está no centro do programa. Os alunos aplicam o aprendizado acadêmico e as habilidades que desenvolveram em situações práticas e aprendem fazendo. Combinar serviço e aprendizado reforça o aprendizado. Estudos demonstram que os alunos envolvidos com service-learning apresentam melhores desempenhos acadêmicos.

3. Protagonismo do aluno: todos os projetos são liderados, pensados, projetados e executados pelos alunos. Eles aprendem a trabalhar juntos, aprendem sobre ética de trabalho, habilidades de comunicação, gerenciamento de projetos e como tomar decisões sábias quando seus recursos são limitados.

4. Demonstração: os entendimentos e conquistas que resultam dos projetos são compartilhados com um público.

5. Reflexão: a pedra fundamental de um ótimo programa de service-learning é um processo baseado em reflexão. Os alunos refletem antes e depois das etapas de investigação, preparação, ação e demonstração.

Nossos alunos participam ativamente de uma variedade de projetos de impacto social, através de parcerias estabelecidas com instituições e organizações sociais de abrangência local, nacional ou mesmo internacional. O programa prepara-os para se tornarem cidadãos do mundo responsáveis ​​e com bons princípios que compreendam diferentes culturas, questões ambientais e tenham um bom senso de ética, equidade e justiça.

Os alunos de todos os níveis escolares podem se envolver em projetos de service-learning na PASB, desenvolvendo colaboração, planejamentos estratégicos e senso de liderança, além de promoverem o respeito e ajudarem comunidades de baixa renda. Este programa reflete a filosofia e valores da PASB e também funciona como experiência para que os alunos adquiram o conhecimento necessário para liderar projetos mais complexos no futuro.

Coordenadora do Programa de Service Learning:

 

Ms. Daniela Davis
d.davis@pasb.com.br

 

 

Mensagem Enviada com Sucesso